Diminuir a ‘pressão do trabalho’, minimizar os efeitos do estresse e ajudar a recarregar as energias durante o dia. Eis algumas propostas da sala de descompressão – iniciativa que nos últimos 10 anos vem ganhando espaço nas empresas, de agências de comunicação a indústrias.
Não importa o tipo de negócio, acreditam-se que esse ambiente favorece o bem-estar e até mesmo estimula a criatividade.
As chamadas salas de descompressão são locais descontraídos, geralmente decorados de maneira lúdica e divertida, que servem para os funcionários “se desconectarem um pouco do trabalho e relaxarem”, para depois voltarem ao trabalho “renovados” e “mais leves”. Um espaço de convivência, bom para turbinar a produtividade.
Leia também:
Reforma de açougue segue tendência de premiunização
Até parece coisa que só acontece no Google, mas não é só por lá que a iniciativa faz sucesso. Salas com pufes, redes e poltronas confortáveis estão por todos os lados, em diversos setores. Piscina de bolinha, videogame, jogo de tabuleiro e mesa de sinuca são coisas que costumam marcar presença na sala de descompressão. Até mesmo cinema ou lago de pesca, acredite.
A decisão de realizar uma obra para construir uma sala de descompressão, portanto, não depende do mercado de atuação da empresa, mas sim da sua crença quanto aos benefícios que o ambiente poderá trazer à sua equipe de trabalho.
Exemplos de empresas que investiram em reformas para construírem suas salas de descompressão: OLX, Vivo, Cubo, Mercado Livre, Facebook, Netshoes, Groupon, Movile, Locaweb e Walmart.com.
Empresas relatam que o índice de satisfação dos funcionários aumenta e a rotatividade de funcionários diminui. Matéria de jornal como essa é o que não falta!
Sala de descompressão na reforma
A empresa que resolve investir numa sala de descompressão para seus funcionários deve lembrar de que a obra ou reforma será similar a qualquer outra. Envolverá projeto, compra de materiais, documentação, gerenciamento de profissionais, cronograma, prazo, etc.
Por isso recomenda-se que esse trabalho seja direcionado a quem entende dele. Fazendo isso, a empresa pode focar no seu negócio principal e esquivar-se de preocupações extras. Além do mais, especialistas em gestão de obra asseguram a entrega da obra com qualidade e segurança.